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sexta-feira, agosto 29

heavy weight - metade de uma foto


The global political climate is rapidly changing, shaped by phenomena such as globalism, terrorism, and violence, migration, displacement and postcoloniality. 

terça-feira, agosto 26

Meeting - Morro do Urubu








Rogerio Ortiz fotografando Soraya Portela no Morro do Urubu.

Agradeco aos vizinhos que nos ampararam,
o banheiro da senhora da esquina,
o motorista da belina de frutas,
as bailarinas do Euripedes de Aguiar.

Sol a Pino, Calor do Cao.

terça-feira, agosto 19

Meeting - Vila do Muro


Rogerio Ortiz - Fotografo -  Alexandre Santos - B. Boy

Vila do Muro - Grande Dirceu

Pele das Cidades


Periferia, Pele das Cidades.
Contorno poroso, esgacamento disforme de um corpo que e' a justificativa mesmo do progresso, da expansao economica, do que se costumar nomear futuro, hoje em dia.
subjetividade enfumaçada, a humana aventura, vontade e potencia.

Lixo de Gente.
In de Gente.

Estamos constantemente ameaçados de sermos jogados no lixo
em uma sociedade que dita regras contraditorias e manipuladoras.
Jogados no lixo com nossos motorolas, macs, sonys, nikes, sunomonos.
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segunda-feira, agosto 18

CROMWELL NIGHT






12 horas ocupando duas salas de uma biblioteca publica.
Um espaco para se encontrar e encontrar o outro intermediado pelo conhecimento enclausurado e assustador de centenas de livros. Um espaco para estar com o que entra, o que vem de fora, e os que estao ali por anos, sem perceber.
E o que muito modestamente poderia querer a arte desse tempo?
Encontrar a si mesmo e ao outro.
A arte nao pode mais propagar mensagens, de verdade ou de fe, num mundo saturado por verdades encobertas, manipuladas, verdades transformadas em senhas para se estar em um mundo desvinculado, caotico e sem determinacao para o que quer que se possa chamar de verdade nele.
E qual a funcao disso tudo, e qual o espanto por uma permanencia de 12 horas em um espaco aberto onde se possa entrar, olhar, ficar, sair, voltar?
E qual a diferenca entre ser de dentro e ser de fora, o artista e o espectador, qual a diferenca?

O Corpo se debate entre ser e nao ser uma representacao de si mesmo, tentado a se esconder nas convencoes que sao estabelecidas para quem e' ator e quem e' publico.

Vi de tudo nessas 12 horas.

Senti o tempo passar lento, medido, cronometrado pela minha propria expectativa rançosa de ver um espetaculo, minha subordinacao a um codigo de ser satisfeito esteticamente, ou intelectualmente, de entender, de querer que faca sentido onde sei que justamente nao ha, porque onde um sentido e' gerado nao se pode querer que ele esteja classificado, ordenado, ja transformado em sentido.
E cada vez mais acredito em arte como processo gerador de novas sensacoes, de novos parametros para o entendimento de nos mesmos, um esgacamento de fronteiras do que (ainda) podemos ser, um relativizar de possibilidades, tentativas de solucoes fluidas para nossas equacoes tao complexas. 

Vi de tudo.

quinta-feira, agosto 14



O Dr. CROMWELL Barbosa de Carvalho (1883-1974) foi advogado, jornalista, professor, jurista e desembargador. Fundou e dirigiu nos anos 30 no predio que hoje abriga a Biblioteca Estadual, a Faculdade de Direito, um lugar de pesquisa e conhecimento adequado aa epoca, que abrigava intelectuais que vieram a ocupar papeis importantes na construcao de Teresina.



CROMWELL
(a ocupacao do silencio)

Trabalhamos por duas semanas com conversas e longas praticas.
Buscar um estado corporal, uma sensacao fisica encorpada.
Instalar o corpo, estar no espaco, ampliar a percepcao para o ponto de executar acoes simples com a qualidade da percepcao acordada e translucida.

Os grupos se dividiram casualmente entre as duas salas da biblioteca:
A Sala de Referencias e o Acervo Geral.

Enciclopedias e livros amarrados em cordoes.
Armarios vazios e uma estante grossa na diagonal.
Mesas com cadeiras, uma mesa mini e uma central com quatro cadeiras.
PlayGround.

Titulos os mais variados.
Uma longa estante em forma de U.
4 mesas que formam uma grande mesa ao centro,
com cadeiras em volta.
Teatro. Tribunal.

Gustavo nos fala do Tempo.
Tempo biologico, Tempo do Espetaculo, Tempo da Vivencia, da experimentacao, Tempo Arcaico e Ritualistico.
"O Tempo nao anda mais so para a frente".
Einstein quebrou a nocao de continuidade do Tempo.

Titulos. 
Jogar com os sentidos dos titulos, misturar, contrapor 
adaptar ou contrapor ao corpo.

O corpo interceptado.
Pela memoria, pelo sentido, pelo outro
fragmentado em fatias de tempo
transformado pelo espaco
poroso, atravessado pela sensacao que desorienta
vertiginoso.

Zula System e' a musica de Josh S.
Adaptada pelo sentido do corpo
minima, precisa, constantemente alterada.

Aqui nos misturamos nesse Teatro Anatomico as avessas,
dissecando o corpo em sua sua capacidade de 
produzir, 
absorver, 
trocar, 
rejeitar, 
perceber, 
esconder, 
transmitir
C O N H E C I M E N T O.



 

CROMWELL - 12 HORAS SEM PARAR















segunda-feira, agosto 11

CROMWELL (ocupação do silencio)





Dar Nomes pras Coisas.
Nomear = Classificar
Colocar em um lugar.

O Coreografo Frances Xavier Le Roy propoem nao nomear suas pecas,
e nao citar nomes.
Apenas o Local, o Dia e a Hora.

A Coreografa Alema Pina Bausch demora meses para dar nomes a suas pecas, 
meses depois das estreias.
Prefere chama-las TanzAbend 1, 2, 3...
Noites de Danca.

Nomes para Dancas, 
que sao dancas por lidar com o corpo no espaco fragmentado de um tempo fluido.

Dr. Cromwell de Carvalho.
(1883-1974)

Cromwell
Que me lembra Vacuo, Cromo, Cromossomo, Welcome.

domingo, agosto 10

A Sociedade do Espetaculo




" O mundo presente e ausente que o espetaculo faz ver e' o mundo da mercadoria dominando tudo o que e' vivido.
E o mundo da mercadoria e' assim mostrado como ele e', pois seu movimento e' identico ao afastamento dos homens entre si e em relacao a tudo que produzem."

(Debord, A Sociedade do Espetaculo)



Constituicao
Garoto

sexta-feira, agosto 8

PSHIIIIIIIIIIIIIIII!



Escutar o Silencio e traze-lo para o Corpo.
O Silencio do Espaco da biblioteca, sincopado.

O Tempo "playing a big role",
Tempo estirado, esgacado, esmiucado em infimas particulas,
Tempo triturado em cada centessimo de percepcao pontuada no Corpo.

12 horas ininterruptas. 12 performers vivendo ininterruptamente.
O ininterruptavel, o continuum que insiste.

Deslocar o Corpo do Espaco criando a friccao que foi falada.
Subverter a ordem da disposicao comum do Corpo no espaco, espaco normalmente encharcado de suposicoes desse corpo, regras que se estabelecem nele e o determinam.
Lei de Selva.
Seria como manter o corpo imovel e balancar o espaco, como aqueles globos transparentes com agua e paisagens exoticas na neve.
O Corpo na imobilidade da contencao de forcas, na vertigem da auto-percepcao.

Observem os trabalhadores da Biblioteca, parece que ja trabalhavam na Grande Biblioteca de Alexandria, que foi queimada 3 seculos antes de Cristo. Parece que estao ali a seculos.
A Situacao do Funcionario Publico.
Existe um Rigor e uma Elegancia.
E um Silencio que me pergunto se e' silencio ou se foram mandado calar e obedeceram.
O Silencio das Coisas que nao podem ser ditas, mas todo mundo ve que esta sendo dita, de uma maneira ou de outra.
Existe esse rigor, a elegancia, o cumprimento da funcao pelo corpo, a adaptacao a condicao de acordo tácito.
Observem os trabalhadores da Biblioteca.