Pesquisa > Itens de Primeira Necessidade > Corpo Sitiado > A Luta > Questão Equacionada no Corpo > Keep It Real

quinta-feira, maio 14

ESTADO DE EMERGÊNCIA



"A tradição dos oprimidos nos ensina que o estado de exceção em que vivemos e' na verdade regra geral. Precisamos construir um conceito de historia que corresponda a essa verdade. Nesse momento, perceberemos que nossa tarefa e' criar um verdadeiro estado de emergência."

"Walter Benjamin
(citado por Giorgio Agamben em o que resta de Auschwitz)



"Auschwitz e' exatamente o lugar em que o estado de excecao coincide, de maneira perfeita, com a regra, e a situacao extrema converte-se no proprio paradigma do cotidiano. Mas e' precisamente esta paradoxal tendência que se transforma no seu contrario, tornando interessante a situacao-limite."

Giorgio Agamben
(o que resta de Auschwitz)



"A fortaleza de Theresienstadt foi construída entre 1780 e 1790 por ordem do imperador austríaco Joseph II na região noroeste da Boêmia. Ele era destinado a ser parte integrante do idealizado mas não concluído sistema de fortalezas da monarquia. Theresienstadt foi assim chamado em homenagem à mãe do Imperador, Maria Theresa da Áustria, que reinou entre 1740-1780.

Em 10/06/40 a Gestapo tomou o controle de Theresienstadt e o transformou em prisão.

Em 24/11/41 a cidade de Theresienstadt foi transformada num gueto murado. O que era na verdade um campo de concentração foi mostrado como um modelo de assentamento de judeus, uma cidade-modelo. Theresienstadt foi usado também como campo temporário de judeus europeus a caminho de Auschwitz. Dr. Siegfried Seidl, an SS-Hauptsturmführer, foi o primeiro comandante deste campo em 1941. Seidl supervisionava o trabalho de 342 jovens conhecidos como Aufbaukommando, que transformaram o forte num campo de concentração. Apesar de os Aufbaukommando receberem a promessa de que eles e seus familiares ficariam ali, eventualmente todos eles foram transportados para Auschwitz-Birkenau em 1943, para Sonderbehandlung, ou ‘tratamento especial’, ou seja, envenenamento por gás logo que chegassem."

Wikipedia



"ooh troca, quem troca, destroca..."

Aurelio Melo

0 comentários: