Pesquisa > Itens de Primeira Necessidade > Corpo Sitiado > A Luta > Questão Equacionada no Corpo > Keep It Real

quinta-feira, abril 23

Blog-ing a Pesquisa do Itens




Recebi no final do ano passado uma bolsa da Funarte de Pesquisa de obra coreografica, para um projeto que estou chamando de ITENS DE PRIMEIRA NECESSIDADE, que seria a parte 3 da trilogia iniciada com SERTAO e continuada com BULL DANCING.

Decidi usar a bolsa para realmente, mas realmente PESQUISAR alguma coisa, ou seja, tomar o tempo para estudar, procurar casualmente pistas, me deixar levar por intuicoes, juntar minhas observacoes, organizar pensamentos aleatorios e tentar me deter ali, naquele espaco do "nao saber" e do " nao necessariamente querer que algo ja faca sentido, ja seja construido alguma coisa pra existir, pra ser vendido, pra acontecer.

Comecei me perguntando o que seria realmente uma PESQUISA, se existia um metodo, uma maneira eficiente e/ou correta de proceder, de que maneira eu poderia nao me perder nessas deambulacoes.

Ai a Christine Greiner falou assim numa reuniao do Rumos:
"Para que aconteca uma pesquisa e' necessario uma questao e uma interlocucao."
Faz sentido. Mas tenho uma duvida:
Essa questao seria algo proximo de um tema, um assunto, um ponto de partida para a inspiracao?
Ou seria uma questao possivel de ser equacionada no e pelo corpo?

Prefiro a segunda opcao, mas optando por ela, me pergunto:
Para que uma questao seja equacionada no corpo nao precisamos primeiro passar pelo pensamento, por essa instigação mental que acaba por deflagrar algo em nosso corpo?
Me parece que a linguagem que usamos para nos compreender e estar no mundo antecede as acoes do nosso corpo, nosso posicionamento corporal e espacial, e essa linguagem e' autoritariamente mental.

Na minha busca por direcoes para como proceder com a pesquisa me deparei com um texto interessantissimo do teorico e performer Martin Spangberg sobre a ideia de pesquisa, processo e colaboracao.
Ele diz que tudo isso comecou a tomar forma como tal, ou seja, as pessoas comecaram a realmente falar de pesquisa como concepacao para seus projetos no inicio dos anos 90, e ai partir dai essas ideias foram "institucionalizadas" pelos festivais, teatros e editais no mundo inteiro. A ideia de estar em um processo, mostrar uma pesquisa, colaborar e fugir de um resultado fechado e pronto virou a "grande coisa" da contemporaneidade, principalmente em se tratando de danca, talvez pelo corpo fazer cada vez mais parte central das discussoes e por essa arte se aliar definitivamente aa ciencia e aa filosofia por exemplo.

Spangberg aposta tambem na ideia de que toda pesquisa deve ser capaz de contribuir com alguma informacao geral, para toda e qualquer pessoa, que possa contribuir consideravelmente para algo a mais do que apenas o resultado de si mesma. Mas ressalta que deve ser levado em consideracao o fato de que a pesquisa tem que encontrar sua especificidade na area escolhida, quer dizer, se a pesquisa e' em danca, tem que ser descoberto algo que so atraves da danca pode ser dito, que so atraves da danca pode ser conseguido atraves da pesquisa.

Atualmente em Berlim acabo de me encontrar com Leonel Brum, coordenador de danca da Funarte, e imediatamente peco a ele um tempo maior para terminar minha pesquisa, que a principio teria que acontecer entre janeiro e final de maio de 2009. Ele me diz que seria complicado, e que poderia dar muito trabalho com relacao a prestacao de contas e essas outras burocracias.

Decido entao mostrar o que tenho no final de maio e usar esse 1 mes daqui pra frente pra postar tudo o que foi pesquisado ate agora, todas as minhas notas "de rodapé", todas as minhas fontes, meus devaneios, atalhos, os becos sem saidas e as constatacoes e reconhecimentos que sao para mim, a parte mais prazerosa e excitante de uma pesquisa.

A ideia de interlocucao proposta pela Christine, aparece no blog, espaco usado como interlocutor em si e como territorio possivel de interlocucoes.

De agora em diante vou fuzilar o blog com a pesquisa, transformando-a em "um corpo virtual".

1 comentários:

fabio crazy da silva disse...

tambem tenho duvidas sobre como proceder numa pesquisa, depois de tanto trabalhando contigo e passando por diferentes processos,inclusive processos de pesquisas.CQD, Sertao, Bull Dancing e depois Fausto...talvez cada pesquisa tone um corpo diferente dependendo da questao...e equacionar no corpo me e tambem a melhor opcao pra discutir a questao seja ela qual for!