Pesquisa > Itens de Primeira Necessidade > Corpo Sitiado > A Luta > Questão Equacionada no Corpo > Keep It Real

terça-feira, fevereiro 3

Catástrofes e Montanhas de Lixo



Movimentos que surgem em corpos como que saídos - ou no meio - de uma catástrofe.
Procuro catastrofe no dicionario e nao me satisfazem as definicoes, muito fatalistas, embora eu esteja consciente do elemento de fatalidade nas catastrofes.

Como tratar uma situacao - acidental - que aparece no corpo, traduzida pela busca de algo que seja real, presente e que possa interessar ser trazido pra discussao.

Me interessa esse estado de suspensao - que identifico como estado de catastrofe - como que voltando de algo, acordando, e ao mesmo tempo incrivelmente desperto. Quase uma constatacao do corpo funcionando, como se a vida fosse retomada.

Resta saber se a catastrofe acontece dentro ou fora do corpo, ou se o corpo e' apenas atravessado pela tensao que gera a catastrofe ou e' decorrente dela. Ou seria uma tensao no espaco que determina um estado para o corpo, como se esse tivesse que se adaptar fisicamente a aquele espaco.

Bauman cita Calvino e suas cidades invisíveis. Uma cidade cercada de montanhas de lixo, de dejetos, que os habitantes nao querem se dar conta e nada fazem para deter o crescimento diario do lixo, do que vem sendo descartado por eles, jogado fora, todos os dias.

Montanhas de lixo. E dai Bauman lanca a ideia do dejeto humano, e traz essas montanhas de lixo para o nosso quintal.
Diz que o ser humano contemporaneo vive o grande medo de ser jogados fora, descartado, e passar a viver numa montanha de lixo. Uma metafora forte, mas muito palpavel nos dias de hoje.

O que seria um dejeto humano no mundo em que vivemos?
E' uma condicao meramente social, ou tambem pessoal e fisica?

Quais sao seus itens de primeira necessidade?

1 comentários:

Anônimo disse...

As montanhas de lixo, que você traz para a postagem é um assunto que há muito me chama a atenção. Aqui nesta comunidade [São Joaquim], incrustada nas montanhas nortes do estado de Minas Gerais, este assunto toma proporções de ordem incontrolável e já se percebe seus efeitos no dia-a-dia. E relacioná-los com a situação humana é muito pertinente.

marber ramos