Pesquisa > Itens de Primeira Necessidade > Corpo Sitiado > A Luta > Questão Equacionada no Corpo > Keep It Real

terça-feira, novembro 4

México - Frida Kahlo







Situado no bairro de Coyoacan na cidade do Mexico, o Museu Frida Kahlo ocupa a casa onde viveu Frida e Diego Rivera por mais de vinte anos, ate a morte dos dois artistas, ela em 54, ele em 58.
Uma casa típica Mexicana com muro alto e as dependencioas da casa acopladas a esse muro. Pequenos cômodos organizados assimetricamente em volta de espaços de jardins, com esculturas em barro e pedra e uma fonte de azuleijos decorados.
Ali se pode encontrar alem de muitas das pinturas de Frida e de desenhos de Rivera, grande parte dos moveis do casal: camas com lençóis e almofadas, cadeiras de balanço e descanso, toda a louca da cozinha, uma cadeira de rodas usada por ela, um cavalete de pintura, bonecas, mesas de cabeceiras com luminárias e um grande acervo de cartas, fotos, notas mandadas e/ou recebidas por Frida.
Me impressionou ver os coletes de gesso e ferro usados por ela durante anos na tentativa de se recuperar das fraturas na coluna, todos eles desenhados descompromissadamente, com flores, símbolos comunistas e colagens de imagens coloridas.
Outra surpresa foi ver o original do diário de Frida, com escritos e desenhos (reproduzido numa edição em fac-simile) ali a mão, sem nenhuma proteção, o que me deu tentação, medo e desejo de folhear o original que conheço tão bem em copia.
Me chamou a atenção uma pequena urna em pedra escura, protegida – essa sim – por uma estrutura de vidro. Perguntei a uma moca que vigiava a sala e ela me disse: E’ a Frida, as cinzas dela. Ai me deu arrepio mesmo!
Fiquei ali parado sem saber o que fazer e disse bem baixinho: hola Frida, como estas?
A casa parece ainda habitada, embora mergulhada numa nostalgia. O amor de Frida por Diego e’ algo que se ve escrito nas paredes e ainda se pode sentir o compromisso livre e a aceitação abnegada desse amor e da dor que acompanhou frida por uma vida inteira.
(infelizmente, nao era permitido fotografar dentro da casa)

1 comentários:

Anônimo disse...

kkkkkkkk

olá! frida!
é demais nan.