Pesquisa > Itens de Primeira Necessidade > Corpo Sitiado > A Luta > Questão Equacionada no Corpo > Keep It Real

quinta-feira, novembro 20

ANGEL




Angel Vianna, nossa grande mestra, durante o seminario de economia da danca que aconteceu no predio do BNDES (patrocinado por ele) no Rio de Janeiro durante o Panorama Festival.

Angel completou recentemente 80 anos, e muito possivelmente mais de 70 deles dedicados a danca.
Foi minha primeira professora, junto com seu marido Klauss Vianna, no ano que comecei a dancar, 1980.
Me lembro que quando apareci para a primeira aula, no estudio de Botafogo ao lado do Mamma Roma, ela me olhou e disse: Voce vai precisar de muito trabalho, tem muita coisa pra ajustar nesse corpo. E eu me aventurei com medo em seus exercicios, tentando colocar a coluna toda no chao, ficar de pe corretamente, rolar, sentar e levantar de um outro jeito, seguindo aquelas palavras, indicacoes que ainda me eram absolutamente deconhecidas.

Recentemente no Seminario, Angel me surpreendeu chegando elegantemente para participar do grupo de trabalho, pra discutir a danca, propor, pensar, dar referencias de seu tempo, reclamar, denunciar e rir empolgadamente com todos nos. Me pareceu impressionante a energia da mulher, a lucidez e o compromisso com uma causa que talvez ela nem chegue a contemplar, mas nao importa, tava claro pra ela que o importante era se pronunciar ali, participar, se envolver e defender essa arte que acompanhou sua vida, certamente trazendo um prazer e uma alegria que consigo ver estampados no seu rosto, ainda arquivado nos seu corpo, nos seus gestos.

Obrigado Angel, longa vida para a danca que se faz a tua volta!

0 comentários: